-------------------------- ------------------

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Combustível mais barato!



"Combustível mais barato! Onde?" Estas devem ser sem sombra de dúvida, duas das frases mais ouvidas entre os portugueses hoje em dia.
Porquê? Caso não tenham reparado (o que não acredito, pelo menos se tiverem carro próprio e tiverem de o utilizar para se deslocar para o emprego!) os combustíveis aumentaram, e de que maneira!

A desculpa é a do costume. A procura de crude aumentou, ou pelo menos é o que nos dizem. É curioso verificar uma coisa. Quando o petróleo aumenta, ou mesmo, quando apenas existem rumores acerca disso, as gasolineiras apressam-se logo a fazer-nos o
"favor" de aumentar sem demora os preços.

Por outro lado, quando o inverso de verifica, ou seja, quando a procura do "ouro negro" decai, os nossos "amigos" fazem de conta que nem lêem jornais, nem vêem televisão à semanas e mantêm o preço dos combustíveis na mesma. Ora a meu ver isto é um autêntico atestado de fraca inteligência, que nos querem passar!

A culpa também é um pouco nossa , nestes aumentos que nos impõem Passo a explicar. Aqui à uns 2/3 dias recebi um email de um amigo meu com uma ideia interessante, e que se fosse seguida, poderia ter um impacto muito positivo ( para nós ) no preço dos combustíveis. A ideia era a seguinte.

Passávamos a atestar os nossos veículos em todos os postos de abastecimento que não sejam os detentores do monopólio dos combustíveis. Os principais como sabem,são a Galp, a BP e a Repsol. Mas os mais dominantes são mesmo os dois primeiros. Galp e BP.

O email informava que se este exemplo fosse seguido, não só num dia ou dois, mas ao longo de todo o ano, estas duas empresas teriam um prejuízo enorme e teriam de repensar a sua política de preços, já que iriam perder milhões em vendas.

Em suma teriam que fazer uma concorrência à séria, e não haver concertação de preços entre eles. O que acham da ideia? Eu por mim vou segui-la à letra, pois esta ideia pareceu-me uma excelente ideia e com pernas para andar.

Enquanto os preços não baixam, deixo-vos aqui dois links utéis para encontrar os postos de abastecimento mais baratos e próximos das vossas àreas de residência. Espero que isto ajude.

http://www.precoscombustiveis.dgge.pt

http://www.maisgasolina.com

Sem comentários:

Enviar um comentário